7 artistas de destaque na cena musical norueguesa
Listas

7 artistas de destaque na cena musical norueguesa

Não há motivos para se sentir culpado caso o seu conhecimento sobre a música da Noruega se resuma a “Take on Me”, do A-ha. Afinal, o país escandinavo está longe de ter a proeminência de seus vizinhos suecos no atual cenário da música mundial. Mas isso não significa que eles não tenham seus tesouros escondidos por lá também. Confira abaixo sete artistas noruegueses que merecem mais atenção do resto do mundo.

1) Jonas Alaska (foto)
Músico de folk rock de inspiração sessentista, apontado como uma das principais revelações norueguesas da década atual. Ex-aluno da Liverpool Institute for Performing Arts, escola criada por Paul McCartney nos anos 90, Alaska já foi até elogiado pelo ex-Beatle.

2) Mikhael Paskalev
Outro ex-aluno da Liverpool Institute for Performing Arts e também parceiro musical de Jonas Alaska. Ganhou destaque em 2012 com o ótimo single “I Spy” e seu videoclipe em homenagem à famosa cena de Tom Cruise no filme Negócio Arriscado. No ano passado, lançou seu elogiado e brilhantemente intitulado disco de estreia, What’s Life Without Losers.

3) Mr. Little Jeans
Nome artístico da cantora Monica Birkenes, uma das artistas norueguesas com maior destaque internacional atualmente. Começou a chamar atenção em 2011, com sua versão trip hop de “The Suburbs”, do Arcade Fire. Agora em março, lançou seu disco de estreia, Pocketknife, que deve agradar aos fãs de outros nomes do pop escandinavo atual, como Niki & the Dove, Lykke Li e Oh Land.

4) Sondre Lerche
Um dos mais experientes desta lista e, provavelmente, o mais conhecido fora da Noruega – já tendo entrado até na programação de rádio brasileira. Segue uma linha entre o indie pop e o folk rock, com influências que vão de Elvis Costello a Burt Bacharach e até música brasileira, que ele aprendeu a gostar quando criança. Deve lançar seu sétimo disco de estúdio ainda em 2014.

5) Susanne Sundfør
Pop melancólico que mistura sons acústicos e eletrônicos, embalado por uma voz estonteante. Guarda suas semelhanças com o estilo do London Grammar, mas com um tom bem mais agudo do que o de Hannah Reid. Também já suscitou comparações com Kate Bush, as quais ela refuta. Nos últimos anos, colaborou com nomes famosos, como os conterrâneos do Röyksopp e o grupo francês M83.

6) Motorpsycho
Os únicos desta lista que podem realmente ser considerados veteranos. Lançaram o primeiro disco em 1991 e o décimo sexto e mais recente em março deste ano. Apesar do longo tempo de estrada, até hoje não possuem grande reconhecimento fora da Noruega. Lá, no entanto, são tidos como uma das principais bandas de rock do país e exaltados por suas experimentações sonoras, que incluem elementos do folk, psicodelismo, jazz, entre outros estilos.

7) Highasakite
Pronuncia-se “High as a kite”. E é bom aprender, porque você ainda vai ouvir esse nome por aí. Passaram recentemente pelo festival texano South by Southwest, grande vitrine da música atual para bandas novas, e estão lançando agora seu segundo disco, Silent Treatment (primeiro a ser distribuído mundialmente). Liderados pelo vocal peculiar de Ingrid Helene Håvik, fazem uma mistura de rock, folk e pop, com uso de sintetizadores e muita percussão, e têm Justin Vernon (Bon Iver) entre seus apoiadores. Escrevi mais sobre eles aqui.

» Comentários